Junho 28, 2019

Perguntas frequentes

Existem outros programa de mobilidade além do ERASMUS+ no ISCAP?
Sim, existem mobilidades de duplo diploma para Comércio Internacional e Contabilidade e Administração. Também existe o programa UNIS disponível para estudantes de Marketing e Comércio Internacional, contudo apenas existem 2 vagas por semestre. Por vezes, existem outros programas de mobilidade em vigor. Por isso, deverás-te informar no Gabinete de Relações Internacionais no Horário de Atendimento.

A faculdade para a qual eu quero ir não é parceira do ISCAP. E agora?
É possível fazeres a mobilidade para essa faculdade, caso o teu plano de estudos seja equivalente e informes o Gabinete de Relações Internacionais de que seria possível uma parceria entres ambas as entidades. Contudo, este aviso terá de ser feito com alguma antecedência, visto que é necessário fechar parcerias institucionais internacionais.

Quando começam as candidaturas para mobilidade ERASMUS+?
Em Outubro/Novembro do ano letivo anterior.

Caso seja selecionado, irei receber bolsa de estudos?
Não é garantido. Os selecionados para bolsa de estudos irão depender do financiamento disponível do IPP. Quanto mais alto estiveres na seriação, mais provavelmente irás ter uma bolsa de estudos.

Posso-me candidatar a mais apoios financeiros?
Sim. Caso sejas beneficiário da bolsa da DGES, irás receber uma bolsa suplementar de mobilidade. Caso já usufruas da mesma, não precisas de fazer nada pois é um processo automático.

Quais são os critérios de seriação?
Os critérios de seriação são os seguintes:

  • Média do plano de estudos da Licenciatura/Mestrado no momento da candidatura: 25%
  • Número total de ECTS: 20%
  • Preparação intercultural ( Sessão de divulgação, Carta de Motivação Cultural, Workshop de Preparação Intercultural) – 25%
  • Fazer parte do Programa de Buddies da COMAP: 5%

Quando posso efetuar a minha candidatura?
Normalmente, as candidaturas começam em Outubro/Novembro do ano anterior da mobilidade. Consulta a página de candidaturas para saberes se já te podes candidatar. Também deves consultar regularmente a página de Facebook do Gabinete de Relações Internacionais do ISCAP.

Quando sai o resultado final das candidaturas?
Nunca é certo. Contudo, saem sempre antes das férias de verão, entre Abril e Maio.

Como posso arranjar alojamento no estrangeiro?
É sempre uma tarefa difícil. Muitas faculdades têm dormitórios próprios, o que facilita muito pois a maior parte do trabalho é da faculdade e tens alojamento assegurado. Contudo, deves sempre pedir ajuda à Associação de Estudantes internacional da faculdade. Caso não tenham, pede aos GRIs alguns contactos. Também podes consultar algumas plataformas de alojamento internacionais. Deves fazer isto sempre com muita antecedência! Não vais querer chegar ao país sem alojamento.

A tua pergunta não está aqui? Então envia um email para info@comap-portugal.com
Antes de enviares email, verifica todas as informações do Programa ERASMUS, tanto como os Procedimentos das candidaturas.