Palência é uma cidade e município espanhol da comunidade autónoma de Castilla y Leon, capital da província de Palência . Encontra-se na planície da Terra de Campos, nas margens do rio Carrión . Fica aproximadamente a 235 km de Madrid e a 47 km de Valladolid. Para chegar a Palência, podes apanhar um comboio perto do aeroporto de Madrid.
O clima é mediterrâneo: as temperaturas no verão ultrapassam os 30º, a chuva é muito frequente no inverno e pouco frequente no verão. Em dezembro, janeiro e fevereiro geralmente cai neve. Por isso, tem atenção à roupa que levas!
Diz-se que Palência é um ponto de partida para explorar a rota românica mais importante da Espanha. Destaca-se como um exemplo desta arte, pois abriga uma das maiores concentrações de monumentos desse estilo em toda a Europa. Sob o reinado de Alfonso VIII, em 1208, a primeira Universidade Espanhola foi fundada lá!
Na gastronomia, recomendamos que proves os produtos típicos, como o cordeiro, a carne Cervera, as linguiças de Palência ou as sobremesas, como as cegas de Saldaña e os braços de San Lorenzo.
Se estás a pensar em fazer Erasmus e queres aproveitar esta oportunidade ao máximo, vamos descobrir melhor esta cidade espanhola.


Educação

A Universidade de Valladolid é uma universidade pública espanhola fundada no século XIII e encarregada do ensino superior em sete campi diferentes, nomeadamente o de Palência. A Universidade de Palência foi a primeira universidade espanhola. Atualmente, conta com mais de 25 programas de ensino, incluindo programas adotados a estudantes internacionais.
O Serviço de Relações Internacionais da Universidade de Valladolid encarrega-se de integrar e ajudar os estudantes internacionais na sua estadia. Além disso, o programa “ESN-Spain” também existe para te acompanhar nesta jornada.

Alguns Links úteis:
Site oficial em inglês
International Welcome Point
Instagram
Facebook Relações Internacionais
Facebook oficial
Site oficial UVA em Inglês


Viver na cidade

No que se trata do alojamento, o Serviço de Relações Internacionais trata de arranjar alojamento para os alunos internacionais de acordo com as suas preferências. Mediante a opção que escolheres, algumas propostas têm alimentação incluída. Eis um exemplo do documento de candidatura:
http://relint.uva.es/wp-content/uploads/2019/03/Solicitud-de-Alojamiento.pdf

Quanto aos transportes, o ideal é adquirires o passe mensal “Bono30 Joven” válido para todas as linhas e serviços. Tem o custo de aproximadamente 22€. Além disso, está disponível a aplicação Moovit para planeares as tuas viagens em tempo real. Tens toda a informação que precisas neste site: http://www.auvasa.es/

Caso prefiras ter um seguro de saúde durante a tua estadia, o OnCampus é um programa de gerenciamento de riscos e seguros para universidades espanholas, incluindo produtos específicos e personalizados para membros da comunidade universitária. Caso queiras saber mais, acede a este site: https://oncampus.es/


Cultura e Lazer

Quem já esteve de Erasmus pode bem dizer que é a altura em que se viaja muito, que se visita imensos museus e novos cantos do mundo, aqui não é exceção. Deixamos-te as principais atrações da cidade:

Catedral de Palência
A Catedral de San Antolín é o monumento mais significativo de Palência. É uma construção predominantemente gótica, ainda que conserve elementos anteriores de época visigoda e românica, e elementos decorativos renascentistas, barrocos e neoclássicos. A construção de mais de 130 metros demorou dois séculos a ser concluída.

La cueva de los franceses
A gruta/caverna dos franceses nasce como resultado da ação da água que, ao longo dos séculos, projetou uma meticulosa obra de escultura. Durante a Guerra da Independência, foi um enterro natural dos soldados gauleses. O seu interior consta com uma bela paisagem de formações estalactíticas que podem ser admiradas ao longo de uma rota de 500 metros. Além da beleza excecional, lendas e mitos se misturam acompanham o passeio pelas suas salas naturais.

Cristo del Otero
O Cristo do Otero é uma grande escultura e símbolo da cidade de Palencia na Espanha, localizada numa colina com uma vista panorâmica na periferia da cidade. Esta obra do artista Palentino Victorio Macho, construída em 1931, com 20 metros de altura, foi a escultura mais alta de Cristo no mundo depois da do Rio de Janeiro!

Outras sugestões:
Museo Diocesano de Arte – Palacio Episcopal
Monasterio de San Andres de Arroyo
Ruta de Los Pantanos
Museu da Catedral de Palencia
Museu de Arte Sacro de Fromista

Caso queiras viajar pelas redondezas, este site pode ser-te útil:
https://www.rome2rio.com/

Pronto para esta nova etapa da tua vida?

Por fim, desejamos que tenhas uma experiência internacional única e inesquecível de Erasmus!