Junho 28, 2019

Procedimentos de candidatura

Antes de efetuares a candidatura, deves saber que:

  • Enquanto estás a cumprir o Plano de Estudos na entidade acolhedora, não poderás estar inscrito e/ou realizar exames a qualquer disciplina do ISCAP constantes desse mesmo plano.
  • Deverás continuar a pagar as propinas do IPP enquanto estás em mobilidade.
  • Serás isento do pagamento de propinas da instituição acolhedora.

Processo de candidatura:

  1. Pré-Candidatura

A pré-candidatura é composta por 6 passos:

  • Participação na Sessão de Divulgação de Programas de Mobilidade – Nesta sessão serão dadas todas as informações fundamentais.
  • Carta de motivação cultural – Deverás enviar uma carta de motivação por cada país que te interessa, com base neste modelo e em inglês. Deve ser enviado para gri@iscap.ipp.pt
  • Workshop de preparação cultural – Desenvolvimento de competências para facilitar e otimizar a experiência de mobilidade. ATENÇÃO: Presença obrigatória! Não poderás faltar.
  • Entrevistas com estudantes INcomings no ISCAP – Para poderes tirar dúvidas sobre os seus países e instituições.
  • Preenchimento do formulário online de candidatura – Fase onde vais ter de escolher instituições onde queres efetuar a tua mobilidade. Nesta fase, terás de fazer o seguinte:

    1. Falar com o teu coordenador de mobilidade.
    2. Elaborar um plano de equivalências e recolher assinaturas do coordenador.
    3. Preenche a tua candidatura online e prepara todos os documentos necessários.

Prova de eficiência linguística – O Programa ERASMUS+ exige um mínimo nível de inglês (B2), por isso os alunos terão de efetuar uma pequena prova. As datas irão ser divulgadas pelo Gabinete de Relações Internacionais do ISCAP.


2. Candidatura

Após a divulgação dos resultados da pré-candidatura e teres confirmado a tua intenção de mobilidade, tens até 15 dias para efetuar a candidatura.

Irás receber também um email da entidade de acolhimento para te inscreveres na instituição. Segue as suas indicações e entrega os documentos que exijam.

Relativamente ao ISCAP, terás de entregar os seguintes documentos no GRI:


E já está! Agora basta estares atento aos prazos de entrega do GRI e da Entidade de Acolhimento. Irás receber vários emails da Entidade de Acolhimento relativamente a atidades, aos teus estudos e até alojamento (caso tenham algum disponível).

Aqui fica uma checklist do procedimento de candidatura que te pode ser útil.

Mais informações sobre o procedimento de candidatura no website do Gabinete de Relações Internacionais do ISCAP. Consulta também as suas páginas de pré-candidatura e candidatura.